Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenes

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Produção Intelectual > Dissertações > Dissertações 2021 > JOSÉ EVILÁZIO DE BRITO NUNES NETO
Início do conteúdo da página

JOSÉ EVILÁZIO DE BRITO NUNES NETO

Publicado: Quinta, 19 de Outubro de 2023, 15h44 | Última atualização em Quinta, 19 de Outubro de 2023, 15h44 | Acessos: 983

Autor: José Evilázio de Brito Nunes Neto.

Orientadora: Prof. Dra. Ana Cláudia Duarte Cardoso. 

Título da dissertação:  "CENTRALIDADE URBANA E FEIRAS LIVRES: O PAPEL DAS FEIRAS NA PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO E REGIONAL NA AMAZÔNIA, O CASO DE MARABÁ".

 

Resumo:

As transformações provocadas pela reestruturação econômica e produtiva no espaço regional do Sudeste do Pará, a partir da segunda metade do século XX, produziram processos de modificação na estrutura da cidade de Marabá, que entre outras coisas, passou a apresentar novas expressões de centralidades associadas à grandes objetos comerciais de consumo e serviços ligados à lógica hegemônica do capital. Observa-se no entanto, nesse mesmo contexto, que atividades tradicionais de comércio, produzidas por agentes não capitalizados da cidade e do campo, como as feiras livres, continuam mantendo as suas capacidades de organização e estruturação de fluxos, se consolidando como um meio de articulação da relação entre a cidade e o sistema territorial sub-regional a ela associado, permitindo por meio de sua existência a reprodução de formas de vida e padrões de produção do espaço importantes para a cidade e a região. O presente trabalho dedica-se a investigar a dimensão da centralidade presente nas feiras livres de Marabá. Busca-se demonstrar, por meio das relações espaciais que são desenvolvidas a partir das feiras e através da multiplicidade de sentidos e experiências que emergem da prática cotidiana de apropriação desses espaços, como as feiras livres em Marabá representam um tipo de centralidade, da perspectiva da população marginalizada no espaço urbano, mesmo diante da expansão cada vez mais generalizada da racionalidade e do modo de vida urbano-industrial na sociedade local e da presença de grandes objetos comerciais de consumo controlados pela racionalidade capitalista.

 

Texto completo:

NETO-NUNES, José Evilázio de Brito.  "CENTRALIDADE URBANA E FEIRAS LIVRES: O PAPEL DAS FEIRAS NA PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO E REGIONAL NA AMAZÔNIA, O CASO DE MARABÁ". "CENTRALIDADE URBANA E FEIRAS LIVRES: O PAPEL DAS FEIRAS NA PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO E REGIONAL NA AMAZÔNIA, O CASO DE MARABÁ".

Fim do conteúdo da página