Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenes

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Produção Intelectual > Dissertações > Dissertações 2021 > SAMUEL P. SAMPAIO
Início do conteúdo da página

SAMUEL P. SAMPAIO

Publicado: Quinta, 19 de Outubro de 2023, 14h24 | Última atualização em Quinta, 19 de Outubro de 2023, 15h38 | Acessos: 67

 

Autor: Samuel P. Sampaio.
Orientador: Prof. Dr. Danilo Araújo Fernandes.
Coorientador: Prof. Dr. Giliad Souza Silva.
Título da dissertação: "DESAFIOS DE UMA ABORDAGEM ESPACIAL PARA O TRATAMENTO DOS INDICADORES MULTIDIMENSIONAIS DE POBREZA NA MESORREGIÃO DO SUDESTE PARAENSE".

 

Resumo:

O presente trabalho busca refletir sobre o processo de ocupação e transformação da Amazônia em sua dinâmica econômica e sócio-espacial em uma escala mesorregional e, analisar os mecanismos de transformações da Mesorregião Sudeste paraense - doravante MSP - como um espaço receptor de interesses externos e indutor de pobreza, através de um estudo que taz uma relação entre as dinâmicas econômico-espaciais e as condições de vida dos indivíduos. Neste entendimento, aborda-se o conceito de desenvolvimento atrelado as abordagens das Capacitações de Amartya Sen e, o método histórico-estrutural entrelaçado à uma perspectiva da geografia crítica, para o qual o conceito de desenvolvimento é visto a partir de uma abordagem humana e espacialmente contextualizada. Nesta concepção, considera- se a ideia de pobreza como um fenômeno em oposição à de desenvolvimento econômico, abrangendo um conjunto de fatores e privações múltiplas, que envolvem diversos subsídios da vida do indivíduo e dos grupos humanos, desde os aspectos intrínsecos os quais são relevantes até os propulsores de funcionamentos favorecidos e/ou potencializados a partir dos mecanismos de transformação do espaço atrelado a diversos aranchos e modelos econômicos desenvolvidos historicamente. Dessa forma, busca-se analisar o fenômeno da pobreza relacionando-o às dinâmicas socioeconômicas e o processo de formação histórica da mesorregião Sudeste Paraense como recorte espacial, bem como, os elementos impulsionadores do processo de ocupação dessa mesorregião, e suas implicações para as atuais que são as condições socioeconômicas dos indivíduos. Como metodologia de análise dos fatores de desenvolvimento e pobreza, utiliza-se uma abordagem histórica-estrutural combinada com a análise de indicadores sintéticos de pobreza multidimensional (conforme metodologia definida por Alkire e Foster), aplicada para um conjunto de 39 municípios da mesorregião Sudeste do Pará.

 

Texto completo:

SAMPAIO, Samuel P.  "DESAFIOS DE UMA ABORDAGEM ESPACIAL PARA O TRATAMENTO DOS INDICADORES MULTIDIMENSIONAIS DE POBREZA NA MESORREGIÃO DO SUDESTE PARAENSE".

 

Fim do conteúdo da página