Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenes

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Produção Intelectual > Dissertações > Dissertações 2023 > RAIMUNDO NONATO SANTOS DA SILVA
Início do conteúdo da página

RAIMUNDO NONATO SANTOS DA SILVA

Publicado: Quarta, 25 de Outubro de 2023, 14h37 | Última atualização em Quarta, 25 de Outubro de 2023, 14h38 | Acessos: 77

Autor: Raimundo Nonato Santos da Silva.

Orientador: Prof. Dr. Daniel Nogueira da Silva. 


Título da dissertação: "OBSTÁCULOS PARA O COOPERATIVISMO NA REGIÃO DE CARAJÁS (PA): UMA ANÁLISE A PARTIR DE CHAYANOV".

 

Resumo:

As cooperativas de pequenos agricultores podem atuar como um importante instrumento para fomentar a promoção do desenvolvimento regional e viabilizar a permanência das pessoas nas suas propriedades com geração de renda e qualidade de vida. Contudo, essas práticas econômicas possuem alguns limites estruturais para alcançar os objetivos a que se propõem. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo analisar a dinâmica organizacional e econômica do cooperativismo camponês na região de Carajás (PA), buscando identificar os principais obstáculos enfrentados pelas cooperativas que atuam nos projetos de assentamentos de reforma agrária na região. A metodologia utilizada na pesquisa foi um estudo exploratório em 12 cooperativas singulares e 01 central de cooperativas previamente selecionadas ativas, com uma abordagem quantitativa e qualitativa na análise e sistematização dos dados obtidos nas entrevistas, que foram realizadas mediante aplicação de questionários semiestruturados aos dirigentes das cooperativas. Os resultados encontrados permitem apontar alguns limites e possibilidades dessas experiências econômicas no território estudado, a partir de uma perspectiva de análise e comparação de alguns obstáculos, que resultam no bloqueio das teses da integração vertical, movimento nacional e cultura cooperativista defendidas por Chayanov. Os obstáculos identificados a partir da análise das experiências das cooperativas, na região de Carajás, apontam que há falta de capital e tecnologia, déficit de liderança, alto custo de mobilização social e ausência do apoio estatal nas cooperativas que atuam nos assentamentos de reforma agrária, tendo fragilizado a força de mobilização social e efetiva, levando parte das cooperativas ao fracasso no desenvolvimento de suas atividades. Considerando o potencial do cooperativismo como um modo de organização social para o campesinato, ações do Estado através de políticas públicas podem ajudar a fortalecer esta capacidade organizacional para tornar mais efetiva a superação dos gargalos organizativos, econômicos e tecnológicos que os agricultores organizados em cooperativas geralmente enfrentam.

 

Texto completo:

DA SILVA, Raimundo Nonato Santos. "OBSTÁCULOS PARA O COOPERATIVISMO NA REGIÃO DE CARAJÁS (PA): UMA ANÁLISE A PARTIR DE CHAYANOV". 

 

Fim do conteúdo da página