Você está aqui: Últimas Notícias > Após amplo debate, Seminário "Amazônia: a região de Carajás" encerrou na última sexta-feira (20)

• Publicado: Quinta, 26 de Outubro de 2023, 13h30
  • Última atualização em Quinta, 26 de Outubro de 2023, 14h55
Primeira sessão do seminário no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), em Rondon do Pará
imagem sem descrição.

Um livro com mais de 700 páginas, que envolveu majoritariamente pesquisadores da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) em sua produção enquanto autores, foi lançado na última semana, do dia 16 a 20 de agosto de 2023, durante o seminário homônimo "Amazônia: a região de Carajás", dividido em sessões que tiveram como foco principal a apresentação dos capítulos do livro para promoção do debate sobre a região que abrange o sul e sudeste paraense. O seminário se destacou pela profundidade e interdisciplinaridade das discussões.

Durante os cinco dias de seminário, participaram diversas pessoas da comunidade acadêmica, incluindo discentes, docentes e técnicos. Esta primeira edição do evento movimentou as três unidades da Unifesspa em Marabá, além dos Institutos de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA - Rondon do Pará) e o de Estudos do Trópico Úmido (IETU - Xinguara). Isso destacou a interdisciplinaridade que a obra propõe ao retratar a região por meio de múltiplas perspectivas e leituras plurais.

A obra “Amazônia: a região de Carajás” é marcada por um trabalho coletivo. Organizado pelo prof. Maurílio Monteiro, o livro oferece uma imersão profunda nas questões que envolvem a região amazônica, especificamente a região de Carajás, a qual o livro apresenta em diferentes vertentes. Além disso, a obra é prefaciada pelo Prof. Titular Carlos Brandão, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que destaca as principais abordagens, questões cruciais para um debate sobre o futuro da Amazônia na terceira década do século XXI. Ele enfatiza a importância das lutas e dos movimentos sociais na região, bem como o desafio de conter as forças sociopolíticas e econômicas que buscam explorar seus recursos territoriais e, ainda, questiona a concepção da Amazônia como mera plataforma de exploração e capitalização de rendas.

meio texto.jpg

(VI Sessão: Economia e região Dia– Auditório da Unidade III, em Marabá,)

Para Maurílio Monteiro, o objetivo do seminário foi amplamente alcançado. A abordagem adotada deu origem a discussões amplas e enriquecedoras, envolvendo mais de 60 pessoas nas mesas de debate e mais de 500 participantes no público. “Estas discussões não apenas possibilitaram a apresentação de alguns dos capítulos, mas também impulsionaram o avanço das ideias. Agora, estamos ansiosos para que a partir desse ponto surjam novos produtos, textos e reflexões que estejam intimamente ligados à dinâmica de nossa região, contribuindo assim para o progresso e compreensão contínuo do nosso contexto”, reforça.

De acordo com a estudante do curso de História na Unifesspa, Meirielle Pereira, que esteve presente na Sessão X e XI, no Campus de Xinguara: “este seminário foi incrivelmente benéfico para mim, pois estamos cursando três disciplinas relacionadas à Amazônia. A primeira delas aborda a Colonização na Amazônia, a segunda concentra-se no século XIX, e a terceira já se aprofunda no século XX. Todas essas disciplinas exploram questões ambientais, desenvolvimento e aspectos sociais na Amazônia. Portanto, o seminário contribuiu significativamente para o nosso currículo e enriqueceu consideravelmente nosso conhecimento nessa área específica”.

Eliza Santos, mestranda em História pelo Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIST), acompanhou os debates, e relata que o tema explorado na obra literária ampliou o entendimento da região, especialmente para aqueles que vêm de outros lugares. Ela destaca que “ao mudar de uma localidade para outra, a oportunidade de aprender mais sobre a região, suas pessoas, conflitos e toda a história regional é valiosa, algo que muitas vezes não é possível quando não se é nativo do local”. Eliza enfatiza, ainda, a importância de trazer essas discussões para diversos alunos, incluindo graduação e pós-graduação, bem como professores de diferentes programas que participaram ativamente do debate.

O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Desenvolvimento Regional e Urbano na Amazônia (PPGPAM), professor Evaldo Gomes, destaca o esforço coletivo que reuniu pesquisadores de diversas disciplinas, notadamente os programas de pós-graduação de variados campos, que desempenharam um papel fundamental na organização do evento e na promoção de diálogo entre inúmeros pesquisadores na criação dos artigos apresentados.

“O seminário não apenas forneceu um espaço para a disseminação do conhecimento, mas também serviu como um fórum para destacar os desafios que nossa sociedade regional enfrenta. Abordou questões cruciais a serem resolvidas em torno da pobreza, da produção de mercadorias, a ordenação do território, a preservação do meio ambiente e a busca pela sustentabilidade. Ao fazê-lo, o seminário permitiu que todos os participantes contribuíssem da melhor maneira possível”, ressalta o coordenador.

No desfecho deste Seminário, é importante ressaltar que os últimos dias marcaram um momento importante e significativo para todas as áreas participantes dos debates, destacando a capacidade dos envolvidos de terem unido esforços incansáveis em prol do entendimento de desafios complexos na região, progresso e sucesso de todo o evento. Cada membro trouxe sua experiência e aprendizado para este projeto, desempenhando papel vital na organização, disseminação das informações e na promoção do evento.

Os próximos campi a receberem o seminário, com continuação dos debates interdisciplinares dos outros capítulos da obra, serão o Instituto de Estudos do Xingu (IEX) em São Félix do Xingu, e o Instituto de Engenharia do Araguaia (IEA) em Santana do Araguaia.

Texto: Kawane Ricarto e Laura Guido (Bolsistas do Lacam)