Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Últimas Notícias > COM AUDITÓRIO LOTADO, SESSÃO DE AUTÓGRAFOS DO LIVRO “AMAZÔNIA: A REGIÃO DE CARAJÁS” REÚNE DIVERSOS AUTORES E LEITORES
Últimas Notícias

• Publicado: Quarta, 13 de Dezembro de 2023, 15h34
  • Última atualização em Quarta, 13 de Dezembro de 2023, 15h37
  • Acessos: 225

Marcada por olhares atentos, livros e autógrafos, a tarde de terça-feira (12) reuniu diversas pessoas no auditório central da Unidade III da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) para uma sessão de autógrafos da obra: “Amazônia: a região de Carajás”. Com a presença de aproximadamente 11 autores autografando o livro, estes destacaram a importância da conexão com os leitores. Além disso, a obra é “composta por mais de 50 autores e 100 colaboradores envolvidos no processo”, de acordo com o organizador do livro, prof. Maurilio Monteiro.

Segundo a discente do último período de Economia, Monalisa Lucena, o livro aborda de forma abrangente e detalhada a complexidade da Amazônia, destacando a sua relevância em aspectos pouco estudados, como regionalização e arquitetura. Ao se posicionar na vanguarda do conhecimento sobre a região, a obra preenche lacunas, oferecendo uma visão mais ampla e contribuindo para o entendimento da Amazônia.  “São Amazônidas falando sobre a Amazônia, pessoas que nasceram e estudaram aqui, e se dedicaram ao estudo da região. Além disso, temos muito carinho por todos que escreveram o livro, porque foram nossos professores e são de outros institutos. Então já temos uma proximidade, enquanto professor e aluno. E é muito importante receber uma dedicatória para ficar na nossa história como economistas e também de forma pessoal, como um amigo querido que a gente conheceu na Universidade”, enfatiza Monalisa.

Sessão de autógrafos com diversos autores do livro "Amazônia: a região de Carajás".

Sessão de autográfos com diversos autores do livro "Amazônia: A região dos Carajás".

Para Idelma Santiago, professora e uma das autoras do livro, a principal marca da obra é o trabalho coletivo, um processo marcado por momentos de socialização e discussões dos artigos. Com isso, a obra se tornará uma orientação reflexiva para os estudiosos sobre a região. “É uma obra de referência, será histórica. Porque as pessoas que estudam a região, que pesquisam, irão consultar, ler e terão uma diversidade muito grande de trabalhos e temáticas. Depois de toda a produção, torná-lo público, também é uma dimensão importante desse trabalho”, destaca a professora.

Os leitores presentes não apenas obtiveram autógrafos, mas também tiveram a oportunidade de aprofundar discussões junto aos autores do livro. A tarde de autógrafos possibilitou, ainda, que a comunidade acadêmica presente pudesse ter o seu exemplar, destacando a importância de uma obra coletiva e plural.

Texto: Kawane Ricarto e Laura Guido (Bolsistas do Lacam)

Link para acessar o livro: https://doi.org/10.4322/978-85-7143-217-8

registrado em: